Da redação
* Tradução da matéria abaixo do Resident Advisor. Leia a matéria original aqui.
Foto de abertura: divulgação
Reportagem do Resident Advisor revela como a pandemia mexeu com o ecossistema da dance music em todo o planeta
Após o período de restrições devido à pandemia, a retomada dos eventos propulsionou os cachês dos artistas. E se por um lado esse aumento é obviamente positivo, por outro, acabou trazendo disparidades econômicas e risco à sustentabilidade de promotores locais — principalmente de países que não são os Estados Unidos, Austrália e os da Europa Ocidental.
Esse fenômeno, que pode ser observado praticamente em todo o mundo — inclusive no Brasil —, foi assunto de uma reportagem publicada pelo Resident Advisor na última quinta-feira (08).
Chamada “Orçamentos muito arriscados’: Como o aumento das taxas de DJs está remodelando a economia da música eletrônica“, a matéria assinada por Max Honigmann aborda os fatores sociais e econômicos que contribuem para a questão, bem como suas consequências, entrevistando diversos players do mercado de diferentes partes do planeta.
Leia abaixo na íntegra, em tradução para o português:
Cachês inflados, taxas elevadas e disparidade econômica: a nova realidade do mercado da música eletrônica
Por: Max Honigmann, para o Resident Advisor
Um boom pós-pandemia propulsionou uma mudança na economia do mercado da música eletrônica, aumentando as taxas de contratação de muitos artistas. Mas, com alguns promotores locais sentindo o aperto, quão sustentável é essa nova realidade?
O ressurgimento das festas em clubes e da indústria mais ampla de música ao vivo trouxe consigo uma maior demanda por artistas, elevando as taxas de contratação em todo o mercado — às vezes, de forma surpreendente.
No papel, um salário maior para os artistas é uma proposta razoável, especialmente após anos de lockdowns, proibições de eventos e aumento do custo de vida. Mas qualquer ganho oriundo desse aumento inevitavelmente beneficiará, de forma desproporcional, os artistas e as agências de maior destaque. No lado perdedor estão os clubes e promotores menores, bem como seus clientes, especialmente fora da Europa Ocidental, Austrália e Estados Unidos.
Na República Tcheca, onde a economia foi severamente afetada pela guerra na Ucrânia, muitos locais estão operando com orçamentos muito apertados. Citando inflação desenfreada, altos custos de energia e uma população local “que está saindo menos”, Sanjin Nesimi, cofundador e principal negociador do clube tcheco Ankali, em Praga, teve que adotar uma abordagem de negociação “muito mais dura” com os agentes para garantir a sobrevivência do clube.
“Estabelecemos um limite que não ultrapassamos quando se trata de taxas de artistas, e constantemente buscamos alcançar um melhor equilíbrio entre as taxas locais e internacionais”, ele disse ao Resident Advisor.
O aumento das taxas de contratação pode ser atribuído a vários fatores sociais e econômicos — inflação, instabilidade econômica, aumento dos custos de voos —, a maioria dos quais não mostra sinais de diminuir. Os efeitos desses fatores podem ameaçar o crescimento e a heterogeneidade das cenas emergentes.
Além disso, à medida que o mercado de festivais continua a se expandir e novos mercados de alta renda (como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos) abrem suas portas, taxas exorbitantes estão se tornando cada vez mais normalizadas, especialmente durante a temporada de verão.
“O fator festival faz toda a diferença”, disse Miguel Lega, fundador e diretor criativo da agência colombiana AMB, de Bogotá, e da The Hindie Corporation. “Os agentes, é claro, se acostumam com esses tipos de taxas ao longo do tempo.”
Quando as taxas aumentam, os promotores frequentemente têm que fazer a difícil escolha entre aumentar os preços dos ingressos ou absorver os custos eles mesmos. Como as reservas internacionais geralmente são feitas em dólares americanos ou euros, isso se torna especialmente desafiador em áreas com moedas mais fracas, que geralmente estão fora das partes mais ricas do mundo.
As taxas de câmbio têm sido uma preocupação de longa data na Colômbia, onde o peso se desvalorizou 57% em relação ao dólar americano desde 2018, adicionando efetivamente um grande prêmio ao aumento dos custos de contratação.
Todas as indústrias estão sujeitas a pressões econômicas globais, e a tendência dos agentes de maximizar os retornos para si e para seus clientes é uma realidade dentro do contexto do capitalismo de mercado. Mas as coisas ficam mais obscuras dentro da cultura da música eletrônica underground, onde agências, artistas e promotores tendem a professar um ethos orientado para a comunidade.
“A indústria da house e do techno deveria ser underground, mas não acho que seja mais o caso — está em risco de se tornar a nova EDM, baseado na gratificação instantânea”, disse Lega. “Mas eu realmente não culpo a indústria por seguir por esse caminho. No final do dia, temos que sobreviver.”
De Praga, Nesimi questiona se esse estado de “crescimento constante” vale a pena para a cena de forma mais ampla. “Não estou dizendo que artistas internacionais que estão em turnê e tocando há anos ou décadas não merecem ser bem pagos”, disse ele. “Mas as diferenças são frequentemente enormes, e esses desequilíbrios econômicos gigantescos, na minha opinião, não refletem os valores nos quais a cena underground deveria se apoiar.”
De fato, algumas agências estabelecidas conquistaram posições cada vez mais poderosas no setor de turnês internacionais, aproveitando guerras de ofertas e extensas listas de artistas para manipular os preços a seu favor. Vários promotores sugeriram que alguns agentes nem sempre são transparentes com seus clientes, retendo ofertas que poderiam levar a oportunidades de desenvolvimento de carreira em troca de taxas premium.
É claro que nenhum agente é igual ao outro. Alguns são receptivos a ofertas que levam em consideração as condições do mercado local e o potencial de desenvolvimento a longo prazo. Hannah Shogbola, fundadora da consultoria criativa Daju e agente da United Talent Agency, explicou como isso funciona.
“É trabalho do agente garantir boas taxas para seus clientes, mas precisamos ser realistas e ter um profundo entendimento dos promotores com os quais trabalhamos e suas circunstâncias”, disse ao Resident Advisor. “Todas as nossas decisões são caso a caso, então os promotores devem apresentar evidências para apoiar o caso deles. Mas se alguém está inflando suas taxas sem fundamentos, você deve questionar isso.”
Mor Elian, DJ, produtora e dona de selo sediada em Berlim, concordou. “Acredito que um aumento nas taxas seja esperado e normal, mas deve ser razoável e um pouco flexível”, disse ao Resident Advisor. “Os acordos certamente mudaram para alguns promotores, com alguns festivais mal conseguindo lucrar ou até mesmo terminando em déficit, mesmo quando esgotam ou chegam perto de esgotar os ingressos.”
No entanto, mesmo uma compreensão simpática entre o booker e o agente nem sempre é suficiente para conciliar condições econômicas desafiadoras. “Os agentes são compreensivos até certo ponto, e é importante ter um diálogo honesto com eles, mas não há como evitar o fato de que agora temos que lidar com orçamentos muito arriscados”, disse Mathieu Constance, booker de talentos para a Courage! e a Multicolore, empresa com sede em Montreal por trás do Piknic Électronik e do Igloofest. “Cada vez mais, temos que esgotar completamente nossos shows para ganhar dinheiro.”
Ele acrescentou: “Raramente somos capazes de competir com os maiores mercados na América do Norte ao enviar ofertas de sexta ou sábado à noite para artistas principais. Temos a sorte de poder oferecer coisas como shows aos domingos no Piknic, mas tem se tornado mais difícil para equipes emergentes que não têm o privilégio de serem tão adaptáveis.”
Além de competir com as taxas de contratação, os promotores fora do circuito de turnês europeu também devem lidar com tempos de voo mais longos, que podem parecer indesejáveis para artistas que enfrentam agendas de turnê exigentes. Às vezes, os custos de voo recaem sobre a agência, impactando diretamente o pagamento do artista.
De acordo com Shogbola, “em termos da situação econômica atual, a maior questão para meus clientes é a viagem. Está muito cara agora, às vezes quatro ou cinco vezes mais do que costumava ser. Isso dificulta para os clientes irem para fora dos ambientes em que estão baseados, pois geralmente queremos evitar grandes aumentos nas taxas. Então, muitas vezes, temos que dizer não a shows internacionais.”
O Resident Advisor conversou com outra DJ que faz turnês internacionais (que pediu para não ser identificada) sobre suas experiências recentes. “Recentemente, fizemos uma turnê na Austrália e os voos estavam tão caros, tipo o dobro do que eram antes”, disse ela. “Por causa disso, tivemos que aceitar alguns shows que normalmente não aceitaríamos para chegar lá. Às vezes, os melhores shows pagam menos.”
Já em desvantagem geográfica, o menor poder financeiro dos bookers em mercados periféricos ameaça o crescimento mundial da música eletrônica, que introduziu um grau louvável de diversidade em uma indústria predominantemente branca.
“Também tentamos montar uma turnê na América do Sul e simplesmente não deu certo”, acrescentou a artista anônima. “As taxas que me ofereceram simplesmente não eram suficientes para cobrir o custo de tudo — basicamente, era uma situação de zero a zero.”
Na tentativa de lidar com essa nova realidade, mantendo seus eventos acessíveis, suas organizações solventes e suas contratações emocionantes, alguns promotores tiveram que adaptar suas táticas. Por exemplo, reformulando as ofertas para incluir benefícios únicos e exclusivos.
“Isso me fez refletir mais sobre o valor que Montreal oferece aos artistas em turnê e me levou a formular melhor essa história ao interagir com agentes”, disse Mathieu ao RA. “É uma vitória para os artistas se tornarem conhecidos em um novo mercado, e nós oferecemos investir em um relacionamento de longo prazo para ajudá-los a crescer ao longo do tempo.”
Enquanto alguns promotores têm respondido às flutuações econômicas com programação segura e conservadora, outros têm redobrado seu foco no crescimento da cultura local underground. Ouissam Mokretar, cofundador e principal booker do clube vietnamita Savage, em Hanói, enfatiza a importância de cultivar relacionamentos locais e internacionais ao longo do tempo.
“Para nós, a melhor abordagem é investir em residentes talentosos e artistas internacionais em ascensão, ao mesmo tempo em que construímos confiança com os agentes”, disse ele. “Se você consistentemente oferecer eventos de alta qualidade, as pessoas confiarão em você, e se elas confiarem em você, sempre o seguirão.”
Sobre o valor dos artistas locais, Nesimi concordou. “Por anos, tenho sentido um grande desequilíbrio na cena quando se trata de cachês”, disse ele. “Muitas vezes acontece que os chamados headliners (ou, mais precisamente, convidados internacionais) não trazem tantas pessoas extras para o clube. O que realmente atrai as pessoas, ao contrário, são os artistas e equipes locais.”
Reconhecendo o surgimento de uma nova geração de ravers que descobriu a música eletrônica durante a pandemia, alguns bookers têm se voltado para novos sons e artistas. No entanto, apostar na efemeridade do hype também apresenta riscos. Para Lega, em Bogotá, é importante adotar uma abordagem inclusiva e educacional com as multidões mais jovens.
“Você deve ver a indústria como um ecossistema diversificado que se move em ciclos”, disse ele. “Temos trazido artistas da velha guarda que tocam o estilo mais pesado e acelerado que está se tornando popular hoje em dia, ajudando as diferentes gerações a se encontrarem no meio do caminho, sem comprometer nossa visão criativa. Isso é a única coisa que vai perdurar ao longo dos anos.”
Mor Elian também acredita que é importante que os DJs sejam flexíveis e se adaptem ao seu público. No entanto, ela alertou que tendências que surgem rapidamente tendem a perder popularidade tão rapidamente quanto surgiram.
“Há uma nova geração nas casas noturnas, e houve uma ‘infiltração’ da estética e cultura EDM em espaços que eram considerados mais ‘underground’ anteriormente”, disse ela. “Com essas novas multidões, seus estilos de consumo diferentes e menor capacidade de atenção, vemos mais música sendo tocada que se passa por underground quando, na realidade, é EDM.”
Em última análise, parte da solução para os promotores menores pode residir em uma comunicação e coordenação aumentadas. Isso poderia ajudar a nivelar o campo de jogo de acordo com a ética comunitária compartilhada por muitos coletivos underground.
“Atualmente, estamos vendo mais discussões sobre os ‘bastidores’ da indústria, com promotores se manifestando e compartilhando seu conhecimento e experiências”, disse Mathieu. “Precisamos ter um diálogo aberto e público sobre essas questões para contrapor os ‘gatekeepers’ e seus segredos.”