Por Décio Freitas e Dudu Palandre aka Anhanguera
Foto: divulgação
No começo dos anos 80, uma grande revolução na sonoridade musical estava por vir através da evolução tecnológica. A sonoridade da house music e do techno ainda não existia, mas foi em Osaka, no Japão, não em Chicago nos Estados Unidos que o primeiro passo foi dado. Um time de engenheiros da Roland começou a trabalhar no sucessor da lendário TR-808, sem imaginarem o impacto que uma nova drum machine teria na música eletrônica.
TR – 909 – Foto: divulgação
Para o TR-909, assim como para o TR-808, os engenheiros pensaram que o som da drum machine deveria soar mais digital ao invés de reproduzir fielmente o som de uma bateria real. Embora o kick fosse 100% digital , podendo sofrer alterações criativas de tom através do sintetizador, os engenheiros decidiram que os hi-hats e cymbals deveriam ser sampleados de uma bateria acústica, o que daria uma notável diferença no som criado por um 909 versus o sua antecessora 808.
TR – 808 – Foto: divulgação
Uma outra revolução apresentada pelo TR-909 foi o fato de ser a primeira drum machine a contar com uma conexão MIDI que permitia praticamente a criação de um pequeno estúdio combinando um forte kick, totalmente distinto do som de uma bateria acústica, com samples e efeitos. A partir dessas inovações tecnológicas mudou para sempre a forma de se criar música abrindo espaço para a evolução da disco music para a house music, influenciando posteriormente toda a música eletrônica.
Lançado em 1983, somente 10.000 peças foram produzidas e um ano depois do seu lançamento sua produção parou. Embora trouxesse muitas inovações em comparação com a TR-808 incluindo conexão MIDI, um sequenciador mais parrudo e superior qualidade sonora, ele acabou sendo mais utilizado por produtores amadores em produções caseiras que estúdios profissionais, alguns anos após seu lançamento. E, foram esses produtores que evoluíram a música pop e começaram a dar forma ao que hoje se tornou a house music, além de mudar completamente a estética da música pop. A seguir vale relembrar uma lista de faixas produzidas com a TR-909 e sua inconfundível sonoridade.
Larry Heard – “Can You Feel It” (1986)
Inner City – “Big Fun” (1988)
Lisa Stanfield – “This Is The Right Time” (1989)
Crystal Waters – “Gypsy Woman” (1991)
Frankie Knuckles – “The Whilste Song” (1991)